A história por trás do Dia das Mães: como a data surgiu e se tornou importante

Compartilhe esta notícia:

A história de Ann Jarvis e o esforço do movimento feminista para tornar o Dia das Mães oficial no Brasil.

Dia das Mães na história

O Dia das Mães é uma data comemorativa criada no começo do século XX nos Estados Unidos, mas a celebração das mães remonta a tempos muito antigos. Na Antiguidade, festivais e homenagens já aconteciam como forma de reconhecer a importância das figuras maternas. Isso mostra que, desde tempos remotos, as mães são enxergadas como figuras importantes dentro da família e da sociedade.

Vida de Ann Jarvis

O Dia das Mães como conhecemos hoje surgiu no início do século XX, como uma homenagem a Ann Jarvis, ativista norte-americana que dedicou sua vida a obras de caridade. Na década de 1850, Ann Jarvis passou a trabalhar na conscientização das famílias da região onde morava, na Virgínia Ocidental, sobre a importância de manter boas condições sanitárias. Ela fazia parte do Mother’s Day Work Clubs, uma iniciativa para ajudar a combater doenças como a febre tifoide e a cólera.

Durante a Guerra Civil Americana, Ann Jarvis ajudou a socorrer soldados que lutavam nos dois lados do conflito, fornecendo alimentos e auxiliando no tratamento de doenças. Depois da guerra, ela juntou-se a outras mães e idealizou o Mother’s Friendship Day, um dia para unir as famílias que haviam lutado em lados opostos e promover a amizade entre elas.

Idealização do Dia das Mães

Ann Jarvis faleceu em 1905, e sua filha, Anna Jarvis, resolveu criar uma data para homenageá-la. A ideia de Anna foi idealizada em 1907 e colocada em prática pela primeira vez em 1908, como um memorial para sua mãe. A proposta de Anna espalhou-se e contagiou os Estados Unidos, sendo oficializada em 1914 pelo Congresso dos Estados Unidos e pelo presidente Woodrow Wilson.

Apesar de Anna Jarvis ser considerada a criadora do Dia das Mães, historiadores afirmam que outras ações no século XIX também foram precursoras da data, como o Mother’s Day for Peace, criado por Julia Ward Howe em 1872. Porém, ao contrário de Howe, Anna Jarvis teve sucesso em sua empreitada.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado em 1932, por meio de um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas. Esse estabelecimento da data como oficial no país foi resultado dos esforços realizados pelo movimento feminista brasileiro. O primeiro registro de comemoração do Dia das Mães no Brasil é de 1918, mas a data só se tornou oficial na década de 1930.

Desta forma, podemos concluir que essa é uma data muito especial e significativa, em que dedicamos um momento para reconhecer e agradecer todas as mães do mundo. As mães são responsáveis por nos dar a vida, nos ensinar valores importantes e nos ajudar a crescer como indivíduos.

Devemos sempre lembrar que o amor incondicional de uma mãe é um dos maiores presentes que podemos receber em nossas vidas. Elas merecem todo o nosso respeito, amor e gratidão, não apenas neste dia especial, mas em todos os dias do ano.

Portanto, que possamos aproveitar essa data para expressar todo o nosso amor e carinho às nossas mães, avós, tias, madrinhas e a todas as mulheres que desempenham o papel de mãe em nossas vidas. E que possamos lembrar que a figura materna é algo valioso que devemos preservar e honrar sempre.

Veja a edição especial de Dia das Mães de O Defensor:

Compartilhe esta notícia: